sexta-feira, 29 de agosto de 2008

...mais um pouco de feminismo

Retirado do meu livro favorito: A PAPISA JOANA

- Algumas mulheres têm uma capacidade imitativa altamente desenvolvida, que lhes permite decorar e repetir as palavras dos homens e dar-lhe a aparência de um raciocínio. Mas esta capacidade imitativa não deve ser confundida com o verdadeiro raciocínio, essencialmente masculino. Porque como é bem sabido - a voz de Odo assumiu um tom autoritário porque, agora, estava em terreno que lhe era familiar -, as mulheres são por natureza inferiores aos homens.

- Porquê? - A palavra saiu da boca de Joana antes que ela se tivesse, sequer, dado conta de que tinha falado.(...)

- A tua ignorância, criança, revela-se nessa pergunta. De facto o próprio S. Paulo afirmou esta verdade, que as mulheres são inferiores aos homens na concepção, na posição e na vontade.

- Na concepção, na posição e na verdade? - repetiu Joana

- Sim - Odo falou lenta e distintivamente, como se se estivesse a dirigir a um idiota. - Na concepção porque Adão foi criado primeiro e Eva, depois; na posição porque Eva foi criada para servir Adão como companheira e auxiliar; na vontade porque Eva não foi capaz de resistir à tentação do Demónio e comeu da maçã.

Pelas mesas, cabeças acenavam em assentimento. (...) Ao seu lado, um cavaleiro ruivo não deu qualquer indício daquilo em que estava a pensar. Odo sorriu afectadamente. Joana sentiu uma repulsa intensa por aquele homem. Ficou calada por momentos, coçando o nariz.

- Porque é a mulher inferior ao homen na concepção? (...) Pois apesar de ter sido criada depois, foi feita do lado de Adão, enquanto Adão foi feito do pó.(...) - Em posição (...) a mulher deve ser preferida ao homens porque Eva foi criada dentro do Paraíso, mas Adão foi criado fora dele.(...)- Quanto à vontade, a mulher deve ser considerada superior ao homem - esta era forte, mas, agora, já não havia retorno - porque Eva comeu a maçã por amor ao conhecimento e ao estudo, enquanto Adão a comeu apenas porque ela lho pediu.